De jovem para jovem

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A iniciativa Dove Self-Esteem Project chegou aos seus 14 anos. Criado em 2004, o projeto segue firme e forte em sua missão de atingir 40 milhões de jovens em todo o mundo até o ano de 2020, com mensagens de empoderamento e aumento de autoestima.

O foco principal do projeto é apoiar os jovens durante essa complicada fase de transições, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.

E visando aumentar ainda mais o alcance da mensagem de empoderamento à Unilever, dona da marca Dove, firmou uma parceria de 2 anos com o canal Cartoon Network, para usar seu novo carro chefe Steven Universo como amplificador da mensagem de autoestima e amor próprio, sobretudo pelo corpo que está em constante mudança.

Lançado em 2013 o desenho Steven Universo é a atual sensação do canal. Logo no ano de estreia foi considerado o mais assistido, e isso se deve a forte identificação positiva que a animação causa nos jovens. Exatamente o público que o Dove Self-Esteem Project está em busca com sua mensagens e ideias positivas.
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Um herói diferente

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Fugindo do padrão onde o herói é sempre atlético, teimoso, habilidoso e um tanto quanto rebelde (vai de Ben 10 e Mutante Rex), Steven é uma criança carinhosa, ingênua, e em fase de amadurecimento constante. Daí a classificação do desenho como “coming-age”, em tradução livre “de amadurecimento”.

Steven é meio humano e meio Gem. Gems são seres de uma raça alienígena dominadora que anos antes do começo do desenho, tentou conquistar a Terra. Contudo, a Gem conhecida como Rose Quartz acabou se apaixonando por Greg Universo, um humano. Por conta desse amor ela se revolta contra a investida Gem e forma o grupo das Crystal Gems junto com Garnet, Ametista e Pérola.

Com a morte de Rose, Steven herda sua pedra Gem e fica aos cuidados das três Gems que continuam protegendo o planeta, enquanto treinam o pequeno Steve para futuramente se tornar um Crystal Gem.
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A nova representação de um herói e uma nova geração

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Steven teve seu início no mesmo ano de encerramento de outro famoso herói da CN, Mutante Rex. Chega também 5 anos depois da conclusão da saga de Ben 10.

Diferente do que aconteceu com Ben, Rex passa o manto para um herói totalmente diferente de seus antecessores. Embora seja uma criança como Ben, no início de sua série, Steven não tem a impulsividade e teimosia do menino alien. No que diz respeito a Rex, o que não existe em Steven é a rebeldia.

Steven é o tipo de herói que se preocupa com os amigos, em proteger o mundo e tudo aquilo que faz parte da jornada rumo ao desenvolvimento pleno. Mas seu carinho e preocupação estão presentes em todas as situações, fazendo com que ele seja um representante importante para garotos mais sensíveis.

Embora seja bem comum vermos um protagonista mais fraco no início da trama, mas com um grande potencial a ser desenvolvido, foge totalmente do esperado essa ideia de herói que se diverte sendo criança, que sonha em ser parte de algo e não o maior e, por fim, que conquista a todos não apenas pela determinação, mas pela doçura e ingenuidade.
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Sobre a parceria

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Unilever e Cartoon Network inovam ao focar no cliente de uma maneira diferente, simples e abrangente. Não sabemos de qual empresa partiu a iniciativa, mas é óbvio que o aceite da outra parte envolvida mostra o alinhamento de ideias e percepção de inovação.

O canal CN conseguirá estabelecer ainda mais o jovem herói Steven com um pilar de representatividade e quebra de tabus, enquanto Unilever espera aumentar em 50% o alcance de sua campanha – a ideia inicial era atingir 40 milhões de jovens, e com a parceria mais 20 milhões podem entrar na soma final.
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O que outras marcas podem aprender

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Construir um grande produto, entregar valor e produzir conteúdo de altíssimo nível. Tudo isso já se tornou o mínimo a ser feito quando o assunto é aumentar a carteira de clientes, ou manter os atuais satisfeitos e fidelizados. A iniciativa mostrada acima é daquele tipo que sai da caixinha e busca uma maneira diferente de entregar valor ao cliente.

A fórmula mágica é uma palavra: empoderar.

Não entregar valor, mas valorizá-lo de uma maneira diferente, em um cenário onde não é você ou o seu produto que faz o trabalho de engrandecer o cliente, mas sim o seu conteúdo que mostra a esse mesmo cliente como ele, por si só, já é valioso.

Ame seu corpo da maneira como ele é, enquanto nosso produto melhora o que já é ótimo em você. E não se esqueça que existe um herói intergaláctico igualzinho a você salvando o universo por aí.